Oásis dourado
A imersão de Maria Dolores na cultura e nas belezas do Jalapão resultou em uma coleção que une o seu design com o incrível trabalho que as artesãs locais realizam com o Capim Dourado. A coleção Oásis Dourado é composta por joias que surgiram para exaltar esse artesanato rico em significado, proporcionar reconhecimento a esse ofício passado de geração em geração e contribuir ainda mais com o sustento de inúmeras famílias do cerrado. Fruto de um trabalho cuidadoso, cada joia levou horas e até dias para ser finalizada, respeitando o tempo das artesãs e o ritmo da natureza. São peças em edição limitada, que misturam a essência do trabalho artesanal com elementos e conceitos da joalheira.
A coleção
Após a reabertura do Jalapão para os turistas no período pandêmico, a designer curitibana Maria Dolores realizou um projeto antigo: visitar o cerrado brasileiro e conhecer de perto o solo onde brota o Capim Dourado, além de aprender com mulheres fortes um pouco da cultura única dessa região brasileira localizada no Estado de Tocantins.
Foram as artesãs locais que despertaram em Maria Dolores o desejo de celebrar cada detalhe do lugar e dar voz a uma tradição valiosa. Mulheres de fibra, que ganham o sustento fazendo arte e história ao transformar o Capim Dourado em acessórios como brincos, colares e pulseiras. Maria Dolores convidou essas artesãs para colaborarem com a sua nova coleção, que ganhou o nome de Oásis Dourado. Uma forma de exaltar o trabalho feminino e colaborar com a geração de renda que sustenta tantas famílias.
Para respeitar o ritmo e o processo manual do trabalho das artesãs, a coleção levou cerca de dois anos para ser concluída, pois apresenta peças limitadas que levam horas ou até dias para serem desenvolvidas. Acessórios que unem o Capim Dourado amarrado por mulheres quilombolas, com pedras naturais e outros elementos característicos do design Maria Dolores. Joias que, inclusive, levam o nome dessas artesãs. A coleção conta ainda com outras famílias de peças que exaltam a flora, as frutas, as águas e as cores fortes do cerrado.